Angola: Apresentação do Projeto “OLONGOMBE”

Publicado em segunda-feira, 16 maio 2016 14:52

O Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda promove, no dia 23 de maio de 2016, às 09h30, no Auditório Pepetela, uma Conferência de Imprensa durante a qual vai ser apresentado pelos artistas plásticos angolanos António Gonga, António Ole, Masongui Afonso, Mário Tendinha, Paulo Amaral e Paulo Kussy, o projeto OLONGOMBE, do qual são coautores.

O projeto OLONGOMBE tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos artísticos centrados no gado, como figura central de um conjunto de atividades ligadas ao dia a dia dos povos angolanos e também uma das suas maiores riquezas, sobretudo nas províncias do sul e Angola.

Desde cerimónias fúnebres, ao legado ancestral, à pastorícia, à música e dança, um conjunto multicultural e multifacetado, o gado é o centro de um sem número de atividades. O gado é o centro da vida, desde tempos centenários, das famílias dos Herero, Ambó, Xindongo, Nyaneca-Hmbe, Ganguelas, entre muitas outras etnias.

Com este projeto, os artistas pensam e esperam contribuir para levar a estas Províncias uma mostra de diferentes técnicas e suportes da arte, baseadas nas tradições e riqueza cultural de cada uma delas, obrigando-se ao estudo e pesquisa dos diferentes aspetos de cada região e etnias por onde as obras de arte forem sendo apresentadas.