Projeto PFMO | Vice-Presidente do Camões, I.P. recebe formandos timorenses do Curso de Especialização em Criminalidade Económica e Financeira

Publicado em sexta-feira, 24 fevereiro 2023 16:01

No dia 22 de fevereiro de 2023, a Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, recebeu 15 formandos timorenses que, durante três semanas, frequentaram o Curso de Especialização em Criminalidade Económica e Financeira, na Universidade de Coimbra, com o apoio do projeto PFMO – Reforço da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste.

O Curso resultou de uma parceria entre o Camões, I.P. e a Universidade de Coimbra, tendo como destinatários magistrados do Ministério Público e quadros superiores dos órgãos do Estado de Timor-Leste, como a Polícia Científica de Investigação Criminal, a Comissão Anti-Corrupção, a Inspeção Geral do Estado ou o Parlamento Nacional.

Após a sessão de encerramento do Curso, que teve lugar em Coimbra, no dia 16 de fevereiro, o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, acompanhou o grupo de formandos a Lisboa, no dia 22 de fevereiro, para visitas institucionais à Assembleia da República e ao Supremo Tribunal de Justiça.

No mesmo dia, os formandos foram recebidos no Camões, I.P., quando a Vice-Presidente do instituto teve a oportunidade de manifestar satisfação pelo facto de projetos como o PFMO poderem ajudar "a enriquecer a vida profissional de cada um e a fortalecer as importantes instituições que representam". Recordou ainda que “são pessoas capacitadas e motivadas, com adequadas condições para o desempenho das suas funções, que fortalecem as instituições e contribuem para o progresso e desenvolvimento dos países”.

Também presente na sessão, o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra manifestou igualmente o seu agrado por esta parceria e pela oportunidade de aprofundar o trabalho com Timor-Leste.

O PFMO é um projeto financiado pela União Europeia e gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P., que tem como objetivo o reforço da qualidade dos serviços públicos em Timor-Leste, através da melhoria da eficiência na gestão e supervisão das finanças públicas.

Saiba mais sobre o PFMO aqui.

33746 2

33746 3