Projeto Português aprovado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Colômbia

Publicado em quinta-feira, 13 julho 2017 15:35

Foi aprovado o projeto apresentado por Portugal "Territorios Caqueteños Sostenibles para la Paz: una apuesta de construcción de desarrollo, paz y cultura de legalidad en municípios postconflicto del Caquetá en Colombia"

O Comité Operacional do Fundo Fiduciário para a Colômbia da União Europeia (U.E.) aprovou no dia 12 de julho o projeto apresentado por Portugal "Territorios Caqueteños Sostenibles para la Paz: una apuesta de construcción de desarrollo, paz y cultura de legalidad en municípios postconflicto del Caquetá en Colombia", que será implementado pelo Instituto Marques de Valle Flôr (IMVF), em parceria com a ONGD Colombiana, Red Adelco.

Este projeto, de 3,5 milhões de Euros, o primeiro da Cooperação Portuguesa na Colômbia, é um sinal do forte empenho de Portugal e da U.E. no processo de paz colombiano e tem por objetivo contribuir para a consolidação da uma paz estável e duradoura na Colômbia, após 5 décadas de conflito, através do fortalecimento de um desenvolvimento sócio-económico e ambiental de territórios amazónicos em pós-conflito.

A conceção da proposta agora aprovada resultou de um processo amplamente participativo, levado a cabo pelo IMVF, em conjunto com o parceiro local, Red Adelco, o Governo Colombiano e as autoridades locais, nomeadamente o Governo de Caquetá e os municípios de El Paujil e La Montañita.

Portugal foi representado na referida reunião do Comité Operacional pelo Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, acompanhado pelo Embaixador de Portugal em Bogotá, João Ribeiro de Almeida.