Projeto Quinta Portugal | Apresentação sobre variedades de cafeeiro resistentes à ferrugem e com boa capacidade produtiva no Camões, I.P.

Publicado em terça-feira, 16 agosto 2022 14:40

Decorreu no dia 29 de julho de 2022, no Auditório do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. uma apresentação de dois técnicos-investigadores da Direção Nacional de Pesquisa, Estatística e Informação Geográfica (DNPEIG) do Ministério da Agricultura e Pescas da República Democrática de Timor-Leste (MAPTL) que se encontram em Portugal, desde maio até setembro de 2022, a realizar um estágio no Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC) do Instituto Superior de Agronomia (ISA) - Universidade de Lisboa.

Os referidos estágios, constituem ações de capacitação para a identificação e caracterização de variedades de cafeeiro, de resistência à ferrugem com boas características de produção de formação, realizam-se no quadro do projeto “Quinta Portugal”.

Esta intervenção no setor da agricultura, em Timor-Leste - que tem vindo a ser implementada desde 2002, com diferentes intervenções aprovadas de forma individual - inclui o Acordo de Parceria de cooperação técnico-científica entre o MAPTL, o CIFC do ISA - Universidade de Lisboa e o Camões, I.P., assinado em novembro de 2021, para a criação de variedades de cafeeiro resistentes à ferrugem e com boa capacidade produtiva.

A realização de ações de formação de técnicos timorenses da DNPEIG do MAPTL, no Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro do Instituto Superior de Agronomia, assim como na Quinta Portugal, em Timor-Leste, constituem-se de elevada relevância no quadro das atividades implementadas pelo Projeto.

Consulte a apresentação aqui.

33400 l2