França: Conferência do Clima em Paris-Apresentação de Projetos portugueses

Publicado em segunda-feira, 14 dezembro 2015 13:04

Teve lugar no dia 7 de dezembro de 2015 no recinto da COP21, à margem da Conferência do Clima em Paris, um evento paralelo de apresentação de três projetos apoiados pela Cooperação Portuguesa, com a designação de "PlanºC – À Prova de Clima: Progressos em Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe”.

O objetivo deste evento foi ilustrar a implementação e o progresso de três projetos que são financiados pelo Fundo Português de Carbono (FPC), implementados pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde (INMG), pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique (MITADER) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia de São Tomé e Príncipe (INM) e executados pela empresa CAOS.

Os projetos em questão são: EBAC – Estratégias de Baixo Carbono IAC – Integração da Adaptação na Cooperação PACA – Planos de Ação Comunitários de Adaptação. 

Trata-se essencialmente de projetos de capacitação institucional, destacando-se em particular a declaração do ponto focal do INMG de Cabo verde que referiu que graças ao projeto EBAC neste momento os inventários de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) de Cabo Verde são atualmente integralmente elaborados por técnicos cabo-verdianos formados pelos projetos. Destaca-se igualmente a capacitação realizada no âmbito dos projetos como fundamental para estes países apoiarem a elaboração e futura implementação dos seus compromissos relacionados com a convenção nomeadamente as suas INDC.