Peru: Assinatura de Protocolo entre o Camões, I.P. e a Pontifícia Universidade Católica do Peru , em Lima

Publicado em sexta-feira, 23 junho 2017 18:11

Foi assinado no dia 15 de junho de 2017, em Lima, um Protocolo entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Rubricaram o documento, a Embaixadora de Portugal no Peru, Helena Coutinho, e o Reitor da Universidade, Marcial Rubio Correa, na presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

No âmbito deste Protocolo será lecionado um Seminário no próximo semestre, iniciando-se no primeiro semestre de 2018 um Curso sobre Língua e Cultura Portuguesas, cadeira com créditos, integrada nos cursos oferecidos pela Faculdade de Estudos Gerais e Letras da Universidade.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação sublinhou o compromisso de Portugal com a Universidade, no sentido de que a assinatura do Protocolo constitui apenas um passo para uma relação duradoura, que se deve reforçar, sendo o Português uma língua universal e muito próxima da matriz latino-americana. Garantiu ainda que o governo português está comprometido com este processo e pode apoiá-lo em etapas posteriores.

O Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Peru considerou que a assinatura do Protocolo marca o início de uma relação de cooperação frutuosa e duradoura em matéria do ensino e da divulgação da língua e cultura portuguesas, que se reveste de grande importância para a Universidade. Lembrou que essa cooperação já existe em vários âmbitos, a nível bilateral e multilateral, como é o caso da presença de universidades portuguesas ao lado de universidades da América Latina.