Protocolo entre o Camões, I.P. e a Fundação José Saramago

Publicado em quinta-feira, 18 novembro 2021 15:15

Foi assinado no dia 16 de novembro de 2021, entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Fundação José Saramago, um protocolo que visa apoiar as comemorações do centenário do nascimento do escritor, em 2022.

A efeméride figurará como eixo temático na ação cultural externa do Camões, I.P., por via dos planos de atividade da sua rede no estrangeiro, tendo por objetivo celebrar o escritor e a relevância da sua obra, em si própria, mas também no diálogo com a de outros escritores de gerações mais recentes.

As duas instituições estabeleceram uma parceria em várias áreas e projetos, nomeadamente nas seguintes iniciativas: “José Saramago: voltar aos passos que foram dados”: exposição bibliográfica, composta por 15 cartazes, promovida pela Fundação José Saramago, a partir do seu acervo; “Legados Saramaguianos”: sessões sobre o escritor em modo apresentação-debate, envolvendo escritores da geração do Prémio José Saramago, contemplando a leitura de textos, a apresentação de obras daqueles escritores e debate acerca da ficção em língua portuguesa; "Encontro de Cátedras José Saramago", em Lisboa: seminário que visa reforçar a colaboração entre as 7 Cátedras do Camões, I.P. em universidades estrangeiras que têm José Saramago como patrono, bem como a sua ligação a instituições culturais e académicas portuguesas.

O Camões, I.P. compromete-se ainda a promover a presença da obra de José Saramago e de conteúdos relativos ao centenário nas Feiras Internacionais do Livro, particularmente naquelas em que Portugal assuma o estatuto de país convidado no ano de 2022. Compromete-se ainda a contribuir, através das suas plataformas digitais e da sua rede externa, para a promoção e divulgação de atividades e conteúdos enquadrados na celebração do centenário de José Saramago.

32760 1

32760 2