Quarto voo da Ponte Aérea Humanitária para a Guiné-Bissau

Publicado em sábado, 15 agosto 2020 16:58

A 15 de agosto de 2020 realizou-se o 4.º voo humanitário operacionalizado ao abrigo do mecanismo Ponte Área Humanitária da União Europeia, facilitado pelo Estado Português, em apoio ao sistema de saúde da Guiné-Bissau na resposta e mitigação dos efeitos da Covid-19.

Esta ponte aérea representa o esforço e solidariedade coletiva da União Europeia e dos Estados-Membros, sob o espírito da Equipa Europa, que complementa a resposta das Nações Unidas na luta contra o novo Coronavírus.

À semelhança dos 3 anteriores voos, realizados entre 23 e 25 de julho, a sua operacionalização foi articulada entre Lisboa, Bissau e Bruxelas, designadamente pelos Serviços do Camões, I.P., da Embaixada de Portugal em Bissau e da Direção Geral de Proteção Civil e Operações Humanitárias da Comissão Europeia (DG ECHO).

O quarto e último voo desta operação humanitária viabilizou o envio de 11 toneladas de material clínico e hospitalar, bem como medicamentos, vacinas, equipamento laboratorial e de proteção individual e testes de resposta à COVID-19, doados por Agências das Nações Unidas e entidades da sociedade civil portuguesa.

31738 1

31738 4

31738 5