Artigo baseado em documentação do Arquivo do Camões, I.P. vence Prémio Jovens Investigadores

Publicado em terça-feira, 20 novembro 2018 14:09

Quintino Lopes recebeu o prémio para Publicações Internacionais de Jovens Investigadores da APHES – Associação Portuguesa de História Económica e Social, pelo seu artigo “The National Education Board (1929-36) and scientific research in Portugal“, publicado em 2017 no Portuguese Journal of Social Science.

 

Este artigo é resultado de investigação pública feita com base na documentação do Arquivo Histórico do Camões, I.P.

O artigo científico faz parte do trabalho que Quintino Lopes desenvolveu para a sua Tese de Doutoramento e debruça-se sobre a história da Junta de Educação Nacional. Como explica o autor, “foi um trabalho que permitiu organizar e divulgar o conhecimento que possuía sobre a actividade da Junta de Educação Nacional (1929-36), revelando como a primeira instituição em Portugal a planear e financiar a investigação científica potenciava uma prática de ciência de feição europeia e com níveis de qualidade reconhecidos internacionalmente”.

Para Quintino, este prémio da APHES “representa o reconhecimento pelas novas agendas de investigação oriundas da História da Ciência, as quais, nomeadamente no referente ao estudo das práticas e políticas científicas no Estado Novo, podem introduzir novas questões e leituras interpretativas”.

O prémio foi atribuído na passada sexta-feira, dia 16, durante o XXXVIII Encontro da APHES, subordinado ao tema “O género na história económica e social”, e que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. No encontro, participaram diversos investigadores do IHC.