Alemanha: Rafa, de João Salaviza, em retrospetiva dos ‘Ursos de Ouro’

Publicado em quinta-feira, 27 setembro 2012 08:34

‘Rafa’ (2012), que ganhou em fevereiro de 2012 o Urso de Ouro na categoria de curtas-metragens no Festival de Berlim, e o realizador João Salaviza vão estar a 29 de novembro no encerramento da retrospetiva ‘60 anos de Ursos de Ouro’.

O ciclo, iniciado a 13 de setembro, apresenta em oito sessões no Cinema Arsenal, na Potsdamer Straße 2 de Berlim, uma seleção de 30 curtas e longas-metragens de produção europeia que foram premiadas no âmbito dos Ursos de Ouro desde 1951 até atualidade.

A organização da retrospetiva é da responsabilidade da EUNIC (rede de institutos nacionais de cultura da União Europeia), de que o Camões, IP faz parte, ao Cinema Arsenal e à Berlinale (Festival Internacional de Cinema de Berlim).

Rafa conta a história de um adolescente da margem sul do Tejo que viaja até Lisboa para ir ter com a mãe, que foi detida por causa de um acidente de automóvel. Essa travessia na ponte sobre o Tejo e a deambulação pela cidade, ao longo de todo o dia, representam uma espécie de transição da zona de conforto para uma certa maturidade, explicou João Salaviza à agência Lusa, quando o filme teve estreia em Berlim.

Além do Urso de Ouro, Salaviza já recebeu em 2009 a Palma de Ouro do festival de cinema de Cannes, em França, pelo seu filme Arena, e o prémio de melhor realizador no festival IndieLisboa, pelo filme Cerro Negro, obras que, juntamente com Rafa, o cineasta diz constituírem uma trilogia.