Angola: Recital de Poesia “Fernando Pessoa” em Luanda

Publicado em sexta-feira, 03 junho 2016 14:08

O Auditório Pepetela, no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda, vai acolher no dia 8 de junho de 2016, às 18h30, o recital de poesia Fernando Pessoa, que evoca o poeta português no mês em que se celebra o seu nascimento. Este evento resulta de uma parceria do Camões, I.P. com o Movimento Lev’Arte.

Declamadores de diferentes gerações darão voz às palavras do poeta, que passado quase um século da sua morte, continua a fascinar e a despertar o interesse de críticos e estudiosos, que se têm debruçado sobre a sua obra.      

Fernando Pessoa, considerado o mais importante e universal poeta português do século XX, nasceu a 13 de junho de 1888 e morreu em novembro de 1935. Foi um nome maior do Movimento Modernista em Portugal e é autor de uma vasta obra de poesia, ficção, teatro, filosofia e teoria.

Como poeta, escreveu recorrendo a diversos semi-heterónimos e heterónimos, como Vicente Guedes, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Bernardo Soares. Este último, é o autor do Livro do Desassossego, que não é poesia, mas também não se lê como prosa e é considerado uma referência maior na sua obra.

Viveu parte da sua infância e adolescência em Durban, na África do Sul, onde fez a instrução primária e o ensino secundário, que lhe proporcionaram um profundo contacto com a língua inglesa, na qual elaborou os seus primeiros textos. Isso não o impediu de ser um autor maior da língua portuguesa, na qual se revia profundamente, como demonstram as palavras do seu heterónomo Bernardo Soares: “a minha pátria é a língua portuguesa”.

Fernando Pessoa conduziu uma profunda reflexão sobre a relação entre verdade, existência e identidade.