Rede Camões em Moçambique celebra o V Centenário da Viagem de Circum-Navegação com a criação do Prémio Artístico Fernão de Magalhães

Publicado em quarta-feira, 20 janeiro 2021 15:38

O Camões - Centro Cultural Português e os Centros de Língua Portuguesa em Moçambique criam o Prémio Artístico Fernão de Magalhães para celebrar o V Centenário da Viagem de Circum-Navegação iniciada em 1519.

 

Esta viagem, que viria a ser concluída em 1522 por Juan Sebastián Elcano, é considerada, ainda hoje, a maior aventura marítima da humanidade e constituiu, na época, um enorme desafio científico e tecnológico que permitiu demonstrar a esfericidade da terra, conhecer novas rotas marítimas e pôr em contacto diferentes culturas, abrindo, deste modo, o caminho para o que hoje se define como globalização.

Este concurso está aberto à participação de jovens fotógrafos amadores moçambicanos (entre os 15 e os 30 anos), que evoquem esta epopeia comandada por Fernão de Magalhães ou aspetos científicos, culturais e económicos com ela relacionados.

Com a organização deste prémio dedicado à fotografia, pretende-se envolver a comunidade nas comemorações, fomentar o conhecimento e promover o uso desta arte como uma ferramenta capaz de incentivar uma postura reflexiva sobre a relação entre a história, a sociedade contemporânea e os desafios da atualidade.

Serão apenas consideradas as primeiras 100 fotografias, que terão de ser obrigatoriamente acompanhadas de um texto no qual o autor torne explícita a relação com a viagem de circum-navegação. As fotografias a concurso deverão ser enviadas para o endereço de e-mail que consta no regulamento do Prémio Artístico Fernão de Magalhães até 30 de março de 2021.