Rede EPE participa em jornadas de formação do projeto Erasmus+ LoCALL – Linguistic Landscapes for Global Language Education in School Context

Publicado em segunda-feira, 18 janeiro 2021 17:11

Decorre, de 18 a 21 de janeiro de 2021, a segunda semana de formação no âmbito do projeto internacional Erasmus+ LoCALL – Locall Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context, que engloba as universidades de Aveiro, Barcelona, Estrasburgo, Groningen e Hamburgo.

A formação, composta por sessões síncronas e assíncronas, inclui várias atividades, entre as quais se destacam webinars, visitas virtuais a museus, jogos, criação de vídeos, postais e outros conteúdos. Para além disso, será feita a exploração e experimentação da nova aplicação educativa do projeto LoCALL.

As visitas aos museus terão lugar na quinta-feira, 20 de janeiro, pelas 9:00 GMT. A diretora da Cátedra Português Língua Segunda e Estrangeira da Universidade Eduardo Mondlane, Perpétua Gonçalves, realizará uma visita virtual à exposição “Português de Moçambique no Caleidoscópio”, mostra sobre as várias dimensões do português naquele país africano.

Seguidamente, a leitora do Camões, I.P., Raquel Carinhas mediará uma visita virtual e interativa ao dispositivo construído por famílias e crianças intitulado “Ciudad Vieja: mapas linguísticos”, propondo uma viagem multimodal e sensorial pelas ruas do bairro histórico da cidade de Montevideu.

As semanas de formação do projeto LoCALL pretendem refletir sobre e discutir o conceito de Paisagem Linguística e a sua integração nas práticas educativas docentes, promover a consciência sobre a presença das línguas, seus papéis e dinâmicas na comunidade e desenvolver conhecimento sobre as potencialidades acrescidas da exploração da Paisagem Linguística, utilizando tecnologias.

As sessões destinam-se a professores universitários, investigadores, professores dos ensinos básico e secundário, alunos de mestrado e doutoramento e a todos os interessados na temática.

Os webinars e as visitas aos museus serão de acesso livre através da plataforma Zoom (ID:831 8188 0809).

Para mais informações sobre o projeto LoCALL consulte a página: https://locallproject.eu/