Rede EUNIC associa-se ao Ano Europeu para o Desenvolvimento

Publicado em sexta-feira, 23 janeiro 2015 18:38

A programação dos núcleos EUNIC durante os próximos 12 meses irá dar especial atenção aos temas lançados no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento (AED), anuncia a organização na sua primeira Newsletter de 2015, correspondente ao mês de janeiro.

A EUNIC é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia, de que faz parte o Camões, I.P. Foi fundada em 2006 e congrega atualmente 33 membros de 27 países, agrupados em cerca de 90 núcleos (clusters).

Para este ano que a União Europeia dedica à temática do Desenvolvimento, lançado oficialmente a 9 de janeiro último, são propostos 12 tópicos específicos para dar o mote às iniciativas a organizar por cada país, em cada mês.

No quadro do AED, em janeiro as atenções viram-se para a Europa no mundo. “A União Europeia está presente e ativa na maioria dos países do mundo. As suas 139 delegações em todo o mundo são uma preciosa fonte de informação da UE no terreno. Todos os dias contribuem para a criação de parcerias sólidas e duradouras, por vezes, em condições extremamente difíceis e perigosas”.

No próximo mês de fevereiro, o tema será a Educação, considerada “o melhor investimento possível contra a exclusão, as desigualdades e a pobreza”.

Em Portugal, o objetivo do Ano Europeu para o Desenvolvimento, coordenado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, é promover o interesse, a participação e o pensamento crítico dos cidadãos portugueses sobre o Desenvolvimento Global.

O objetivo principal da EUNIC é dinamizar a cooperação cultural, através do estabelecimento efetivo de parcerias entre os profissionais dos setores cultural, educativo e da juventude, tendo em vista um maior entendimento da diversidade cultural e linguísticas europeias.

A EUNIC incentiva os seus membros a realizar projetos comuns, a desenvolver o intercâmbio de ideias e de boas práticas e a estabelecer parcerias (incluindo com a Comissão Europeia e com o Conselho da Europa) no domínio cultural em todo o mundo.

Mais informação:

Newsletter EUNIC

EUNIC: http://www.eunic-online.eu/

AED: https://europa.eu/eyd2015/pt-pt?month=2#theme-of-the-month