Portugal: Referencial de Educação para o Desenvolvimento Apresentado Publicamente

Publicado em sexta-feira, 17 fevereiro 2017 07:38

O Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário foi apresentado em Lisboa, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, no dia 16 de fevereiro de 2017.

 

A sessão de apresentação contou educadores de todo o país e teve a presença do Secretário de Estado da Educação e da Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. O evento foi promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), com a colaboração da Direção do Agrupamento de Escolas de Benfica, e contou ainda com a presença de responsáveis do CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e da Fundação Gonçalo da Silveira.

Este documento orientador enquadra a intervenção pedagógica da ED, como dimensão da educação para a cidadania. Contempla um conjunto de descritores de conhecimentos, capacidades, valores, atitudes e comportamentos a adquirir pelos alunos dos diferentes níveis de educação e ensino, do pré-escolar ao secundário. O conjunto de descritores abarca os temas do desenvolvimento, interdependência e globalização, pobreza e desigualdades, justiça social, cidadania global e paz.

O documento foi elaborado pela Direção-Geral da Educação em parceria e com o apoio do Camões, I.P., do CIDAC e da Fundação Gonçalo da Silveira. O apoio do Camões, I.P., foi atribuído no quadro da execução da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

Referencial de ED

Mais informações