Referencial de Educação para o Desenvolvimento (ED) - Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário

Publicado em sexta-feira, 13 janeiro 2017 17:26

A Direção-Geral da Educação, do Ministério da Educação, publicitou o Referencial de Educação para o Desenvolvimento (ED) – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundária.

Este documento orientador enquadra a intervenção pedagógica da ED, como dimensão da educação para a cidadania. Contempla um conjunto de descritores de conhecimentos, capacidades, valores, atitudes e comportamentos a adquirir pelos alunos dos diferentes níveis de educação e ensino, do pré-escolar ao secundário. O conjunto de descritores abarca os temas do desenvolvimento, interdependência e globalização, pobreza e desigualdades, justiça social, cidadania global e paz.

O documento foi elaborado pela Direção-Geral da Educação em parceria e com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., do CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e da Fundação Gonçalo da Silveira. O apoio do Camões, I.P., foi atribuído no quadro da implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

Referencial de ED

Mais informações