Reino Unido: 9.ª edição do festival Utopia

Publicado em sexta-feira, 26 outubro 2018 13:14

Entre o cinema e a música, a  9.ª edição do festival Utopia de cinema português no Reino Unido, vai ter sessões em Londres, Liverpool e Bristol.

 

 

O destaque do programa, que vai prolongar-se de 30 de outubro a 29 de novembro de 2018, vai para a projeção de "Lisboa, Crónica Anedótica", de Leitão de Barros, a 3 de novembro de 2018, no Ciné Lumière, sala que faz parte do Instituto Francês, em Londres.

 

O festival arranca com a celebração do 20.º aniversário do prémio Nobel de José Saramago, quando será projetada "Embargo", a adaptação ao cinema pelo realizador português António Ferreira em 2010 do conto homónimo que faz parte da obra “Objecto Quase”. A sessão, na universidade King's College de Londres, coincide com o primeiro de dois dias de uma conferência académica sobre a obra de Saramago e literatura lusófona, terá a participação do ator Filipe Costa. O mesmo filme será apresentado em 27 de novembro de 2018 na Universidade de Liverpool, que também vai mostrar "A Fábrica de Nada", de Pedro Pinho, a 1 de novembro de 2018.

 

A Cidade Onde Envelheço", uma coprodução luso-brasileira com realização de Marília Rocha, que venceu o Prémio Kino Sound Studio do Júri da Competição Portuguesa, na edição 2016 do festival, também vai ser exibido. A coprotagonista Francisca Manuel vai estar presente na sessão de 4 de novembro de 2018 no cinema FACT Liverpool, mas o filme terá uma segunda projeção na embaixada do Brasil, em Londres, no dia 28 de novembro de 2018.

 

O festival encerra com o documentário "O Labirinto da Saudade", de Miguel Gonçalves Mendes, a 29 de novembro de 2018, na Universidade de Bristol.

O festival é financiado pelo Camões, I.P.  e tem o apoio da Embaixada de Portugal no Reino Unido.