Reino Unido: Cátedra Gil Vicente. Diretora da Cátedra - Emanuelle Santos

Publicado em sexta-feira, 28 maio 2021 15:53

A Cátedra Gil Vicente foi estabelecida através do protocolo de cooperação celebrado entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Universidade de Birmingham, Reino Unido, no ano de 2005. Parte do departamento de Línguas Modernas, o programa de Estudos Portugueses da Universidade de Birmingham, goza de uma longa e bem-sucedida história no ensino da língua portuguesa e das culturas dos países lusófonos a nível de bacharelato, mestrado e doutoramento.

Sob a direção da Prof.ª Dr.ª Patrícia Odber de Baubeta (2005-2015), do Prof. Dr. Paulo Pepe (2015-2016), e da Prof.ª Dr.ª Emanuelle Santos (2017 - presente), a Cátedra Gil Vicente é constituída como um programa de investigação que apoia, não só a equipa nuclear dos investigadores afiliados, como também beneficia um grande número de investigadores que participam nos nossos projetos de pesquisa, alunos de bacharelato e pós-graduação, além do público em geral que tem interesse pelos eventos realizados no âmbito da Cátedra.

No tocante ao seu foco de investigação, a Cátedra Gil Vicente, promove projetos nas áreas de: tradução; disseminação e circulação das literaturas em língua portuguesa no mundo anglófono; antologias e contos; e literaturas africana sem língua portuguesa. Desde a sua criação, a Cátedra tem sido fundamental no apoio de centenas de publicações e apresentações de trabalhos em conferências, bem como no suporte de dezenas de eventos científicos.

Sob a direção da Prof.ª Dr.ª Patrícia Odber de Baubeta, a Cátedra contou com a colaboração de vários académicos, entre os quais encontram-se o Dr. José Lingna Nafafé, a Dr.ª Suzan Bozkurt Williams, a Dr.ª Ana Raquel Lourenço Fernandes e o Dr. Igor Cusack. Entre as muitas publicações realizadas nesse fértil período, destacamos os livros de Patrícia Odber de Baubeta: The Anthology in Portugal. A New Approach to the History of Portuguese Literature in the Twentieth Century (Peter Lang, 2007); The History of Portuguese Literature in English Translation.The Medieval Galician Portuguese Lyric and the Theatre of Gil Vicente (Legenda, 2014); em colaboração com Margarida Vale de Gato e Mariade Lurdes Morgado Sampaio, The Anthology in Portugal: Literature,Translation and the Margins (Peter Lang, 2013). Nesses primeiros dez anos, a Cátedra apoiou três projetos de pesquisa internacionais refletidos nos eventos: Simpósio Antologias em Portugal (2006); a série de workshops sobre Fernão Lopes (2009-2015); e as conferências sobre: Ficção Breve em Portugal, Reino Unido e Irlanda (2014 e 2015).

Durante os dois anos em que esteve sob a direção do Prof. Dr. Paulo Pepe, a Cátedra abrigou ainda os eventos: Colóquio Internacional Pluralidades do Mundo Lusófono II, com a participação de Ana Luísa Amaral, Valter Hugo Mãe e Margareth Jull Costa (2016), e o Colóquio Internacional Queering Estudos Luso-Afro-Brasileiros (2017). Além da publicação de vários artigos académicos, a Cátedra apoiou também a publicação do livro Beyond Binaries: Sex, Sexualitiesand Gender in the Lusophone World (2019), organizado por Paulo Pepe e Ana Raquel Fernandes.

A partir de 2017, a Cátedra passou para a direção da Prof.ª Dr.ª Emanuelle Santos, que também coordena o novo programa académico de Estudos Portugueses (bacharelato e pós-graduação), em virtude da reforma da sua antecessora, a Prof.ª Dr.ª Odber de Baubeta. Nesta nova fase, a Cátedra tem continuado a sua tradição de intensa produção académica, através de projetos de investigação, publicações e da organização e participação em eventos. Com projetos no campo dos estudos pós-coloniais, da literatura mundial e da descolonização dos currículos na disciplina de línguas modernas, a Cátedra tem seguido a sua vocação pioneira proporcionando um importante espaço para trocas entre investigadores que procuram redefinir conceitos a partir do campo dos estudos da língua portuguesa e das culturas dos países nos quais a língua é falada. Além das várias publicações realizadas e investigações em curso neste período, ressaltamos: o capítulo “Towards a World-Literary Aesthetics of Postcolonial Memory: Rainhas da Noite by João Paulo Borges Coelho”, de Emanuelle Santos, no livro "A Companion to João Paulo Borges Coelho Rewriting the Colonial Remains" (Peter Lang, 2020), editado por Elena Brugioni, Orlando Grossegesse e Paulo de Medeiros; e o livro de Emanuelle Santos, "Late Postcoloniality: State,Violence and Wealth in the Literatures of early 21st Century Portuguese-speaking Africa" (Peter Lang, no prelo).

Durante este período foram ainda organizadas as conferências "Redirections in Portuguese Studies: Challenges of the 21st Century" (2019) e o simpósio online "Decolonise the Modern Languages Curriculum: Ideas and Practices" (2020), que contou com mais de 400 inscritos. Este período viu ainda o estabelecimento de uma série anual de conferências intitulada “Cátedra Gil Vicente Annual Lecture in Portuguese Studies”, cuja primeira edição, em 2020, contou com a presença da Prof.ª Dr.ª Inocência Mata (Universidade de Lisboa), falando sobre Literatura Portuguesa Pós-Colonial. 

A segunda edição deste evento será online e está programada para o próximo dia 28 de abril de 2021. Nesta ocasião teremos o prazer de receber o Prof. Paulo de Medeiros (Universidade de Warwick) falando sobre Dialética da Periferia: Formas de Resistência na Literatura-Mundial. O evento é aberto a todas e a todos.

Os interessados podem inscrever-se através da página: https://bham--ac-uk.zoom.us/webinar/register/WN__B9JLzh6RAqWjbG_UhSAVA

 

Este texto foi originalmente publicado no Encarte Camões n.º 293 de 21 de abril a 4 de maio de 2021; suplemento da edição n.º 1319, ano XLI, do JL, Jornal de Letras, Artes e Ideias com a colaboração do Camões, I.P.