Reino Unido: Diversidade linguística e cultural em debate no XVI Fórum de Estudos Ibéricos

Publicado em sexta-feira, 21 março 2014 10:30

Entre os dias 20 e 21 de março de 2014, os oradores principais Daniel Cassany, Miren Ibarluzea, Thomas Earle, Joan Pujolar e Mercedes Mercedes Queixas Zas debatem temas como o ensino e aprendizagem de línguas, o multilinguismo, e literatura na Península Ibérica.

O debate é centrado no estudo da diversidade linguística e cultural ibérica em diferentes perspetivas, nomeadamente: «multilinguismo e diversidade linguística», «línguas em contacto e variação linguística», «ideologias e atitudes linguísticas» e «política e planificação linguística».

São ainda tratadas questões relacionadas com o «ensino a e aprendizagem de línguas», a «tradução, interpretação e mediação» e «sociopragmática comparada». No âmbito cultural analisam-se «culturas em transformação» e «pertenças transculturais, pertenças múltiplas e complexas, construção de identidades».

A «literatura e multiculturalismo» e a «escrita e migrações» são outras das temáticas a discutir no XVI Fórum de Estudos Ibéricos, organizado com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Mais informações: http://www.mod-langs.ox.ac.uk/FIS/