Reino Unido: Exposição “Fabric Letters - The language of Portuguese fiancés’ kerchiefs*”

Publicado em segunda-feira, 12 outubro 2015 09:22

Organizada pelo Centro Estudos em Língua e Cultura Portuguesas em Londres/Camões, I. P. e pela Adere-Minho (Vila Verde, Portugal), esta exposição e workshop, patente a partir de 14 de outubro de 2015, no Council Room, King’s Building, Strand Campus, em Londres, reúne uma seleção de lenços de namorados originais, com as traduções em Inglês, Francês e Italiano dos poemas bordados.

 Os participantes podem conhecer os trajes tradicionais e a forma como os lenços eram usados; serão também convidados a participar em worshops com as artesãs portuguesas, que ensinarão alguns segredos da técnica de bordar. “Fabric Letters” é uma das atividades do Arts & Humanities Festival 2015 no King’s College London.

A exposição propõe atividades interativas para diferentes públicos e idades, nomeadamente um workshop de iniciação à arte de bordar, com a participação de artesãs portuguesas que ensinam os pontos básicos. O material é fornecido e os visitantes podem levar consigo o trabalho de bordado iniciado durante a sessão.

Outras iniciativas previstas passam por escrita criativa a partir de quadras tradicionais. Inspirando-se numa recolha de quadras populares, os visitantes podem criar uma oferta única, escrevendo num “lenço” uma dedicatória para um familiar ou amigo. É possível ainda colorir reproduções dos lenços da exposição, usando a paleta de cores tradicionais (material fornecido).

Mais informações em: http://www.kcl.ac.uk/artshums/ahri/eventrecords/2015-2016/festival/weds14/kerchiefs.aspx

* - lenços de namorados