Reino Unido: Paula Rego na MK Gallery em Londres

Publicado em segunda-feira, 20 maio 2019 16:38

De 13 de junho a 22 de setembro de 2019, mostrando trabalhos que abrangem toda a sua carreira desde a década de 1960, esta será, em 20 anos, a primeira grande retrospetiva do trabalho de Paula Rego, no Reino Unido. A exposição Obedience and Defiance inclui pinturas inéditas e trabalhos em papel da família da artista e amigos íntimos, que refletem a perspetiva de Paula Rego como uma mulher imersa em questões sociais urgentes e assuntos atuais.

A exposição seguirá posteriormente para a Galeria Nacional de Arte Moderna da Escócia, em Edimburgo, e para o Museu Irlandês de Arte Moderna, em Dublin, a primeira retrospetiva da obra de Rego na Escócia e na Irlanda.

A exposição terá um programa complementar de eventos, filmes, performances e concertos com artistas portugueses contemporâneos – 15 concertos e 15 filmes – e é organizado pela The Portuguese Conspiracy, com o apoio do Camões, I.P.

No mesmo contexto das histórias de realidades sociais controversas de Paula Rego, muitas delas influenciadas pela cultura portuguesa, os artistas deste programa representam a vasta gama de sons experimentais do passado e do presente do país, representando a diversidade e riqueza do panorama musical contemporâneo português: brilhante, não-conformista e prenhe de explorações musicais profundamente "cinematográficas".

A abertura será realizada por Lula Pena e João Pais Filipe, a 15 de junho de 2019.

 

Programa:

15 de junho

Concerto ‘Lula Pena & João Pais Filipe’

29 de junho

Concerto ‘Dullmea’  & Performance ‘Von Calhau’

13 de julho

Concerto ‘Tó Trips and João Doce’

27 de julho

Filme COLO, Teresa Villaverde

10 de agosto

Concerto Negra Branca + Filho da Mãe

17 de agosto

Short Film Sessions

24 de agosto

Concerto Rafael Toral + BEZBOG

7 de setembro

Concerto Norberto Lobo + Tropa Macaca

 

Mais informações:

https://www.mkgallery.org/whats-on/paula-rego-obedience-and-defiance/
https://www.mkgallery.org/whats-on/portuguese-conspiracy-presents-lula-pena-jo%C3%A3o-pais-filipe/

 30443 l1