México: Lançamento do Relatório Anual do Desenvolvimento Humano 2013

Publicado em quarta-feira, 06 março 2013 08:34

Nas últimas décadas, mais de 40 países do mundo conquistaram padrões de Desenvolvimento superiores à expectativa traçada, conclui o Relatório Anual do Desenvolvimento Humano 2013, importante documento que a ONU lança no próximo dia 14 de março na Cidade do México.

O Relatório intitulado The Rise of the South: Human Progress in a Diverse World será apresentado pelo Presidente do México, Enrique Pena Nieto, e pela responsável do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP – United Nations Development Programme), Helen Clark.

No documento são analisadas as mudanças profundas introduzidas na dinâmica global em virtude da rápida ascensão de diversos países em desenvolvimento. Por outro lado, reflete-se acerca das implicações a longo prazo que este novo cenário acarreta a nível do Desenvolvimento Humano.

A situação atual, as estratégias e as conquistas no combate à pobreza em países como a China, a Índia e o Brasil estão em foco neste Relatório.

Paralelamente, são identificados outros países em desenvolvimento que também protagonizam o fenómeno na origem da expressão “Ascensão do Sul” (The Rise of the South): Turquia, México, Tailândia, África do Sul e Indonésia, entre outros, têm vindo a tornar-se atores de 1º plano na cena mundial.