Relatório do progresso na implementação da Recomendação do CAD/OCDE sobre Nexo Humanitário - Desenvolvimento - Paz

Publicado em quarta-feira, 25 maio 2022 16:45

A Rede Internacional sobre Conflito e Fragilidade (International Network on Conflict and Fragility - INCAF) do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) acaba de divulgar um relatório interino sobre os progressos alcançados na implementação da Recomendação do Nexo Humanitário - Desenvolvimento - Paz (HDP), adotada no Comité em 2019.

Este instrumento legal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) encontra-se disponível através aqui e prevê um reporte a médio prazo e um reporte final em 2024.

A abordagem do Nexo HDP teve origem na Cimeira Humanitária de Istambul (2016) face ao aumento, sem precedentes, de necessidades humanitárias e de emergência decorrentes de crises prolongadas e conflitos.   

Portugal, através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., dos Ministérios da Defesa e Administração Interna e Centros Portugueses da Cooperação nos PALOP e Timor Leste, participou na resposta a um questionário da INCAF (em 2021) que teve como alvo diversos parceiros das três áreas do nexo e que visou recolher informação para ajudar a dar forma a este 1.º Relatório de Progresso na implementação da Recomendação, disponível aqui.

A Recomendação do CAD visa promover maior coordenação, coerência e complementaridade entre as três áreas do nexo, quer na sede quer no terreno, incluindo entre parceiros bilaterais e multilaterais, contribuindo para a obtenção de melhores resultados da atuação destes atores em contextos de fragilidade e/ou afetados por conflitos.