Renovação da Cooperação do Camões, I.P. com a Universidade Witwatersrand, em Joanesburgo

Publicado em sexta-feira, 21 fevereiro 2020 16:53

No contexto da visita que o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, realiza à África do Sul, o Vogal para Língua e Cultura do Camões I.P., João Neves, e a Vice-Reitora da Universidade Witwatersrand (Wits), em Joanesburgo, Ruksana Osman, procederam à assinatura da renovação do Protocolo de Cooperação entre as duas instituições, em sessão decorrida naquela universidade, que contou com a presença do Ministro Augusto Santos Silva  e do Embaixador de Portugal na África do Sul, Manuel Cansado Carvalho.

A cooperação entre o Camões I.P. e a Wits remonta a 2001, quando aí foi criado um Centro de Língua Portuguesa, que tem conferido um contributo importante aos estudos portugueses naquela Universidade, cujo Departamento oferece o programa mais completo de Português na África do Sul, aliando um ‘Major’ em língua portuguesa (3 anos) a um programa de pós-graduação, compreendendo um ‘Honours’ (1 ano) e um 'Master' (2 anos).

Na África do Sul, onde o interesse pelo Português tem vindo a crescer, prevendo-se para breve o alargamento da cooperação com instituições locais, o Camões, I.P. coopera com 4 instituições de ensino superior e com o Parlamento na cidade do Cabo. Ao nível do ensino básico e secundário, a rede EPE neste país é composta por 19 docentes e 1 coordenação de ensino, abrangendo cerca de 2.000 alunos.

31431 2

31431 3