República Checa: Dias da Cultura Lusófona em Olomouc

Publicado em sexta-feira, 26 abril 2013 11:34

Os Dias das Culturas Lusófonas na Universidade de Olomouc, no nordeste da República Checa, decorreram entre 22 e 25 de abril com a realização de um ciclo de palestras, a projeção de filmes e a inauguração de uma exposição.

A semana cultural foi oficialmente aberta pelos embaixadores de Portugal e do Brasil em Praga, que se deslocaram àquela cidade.

Integrado nas cerimónias, realizou-se um encontro entre os representantes diplomáticos e o reitor da Universidade, com a participação do leitor do Camões, IP e do decano da Faculdade de Letras.

Este último salientou o dinamismo do Departamento de Estudos Portuguesas na Universidade, que este ano viu quase duplicar o número de candidatos a este curso de licenciatura.

Após o encontro na reitoria, foi inaugurada uma exposição fotográfica alusiva à Revolução dos Cravos, cujos instantâneos foram cedidos pelo Centro de Documentação 25 de Abril e que ficará patente nos espaços do Instituto de Estudos Românicos até final do semestre.

Ainda no âmbito da abertura desta semana cultural, os embaixadores de Portugal e do Brasil dinamizaram um debate com alunos e professores sobre o passado, presente e futuro dos respetivos países.

A edição 2013 dos Dias das Culturas Lusófonas decorreu em vários pontos da cidade de Olomouc. A iniciativa contribui para reunir anualmente alunos, ex-alunos, lusitanistas e público em geral em torno da problemática do Português e das culturas dos países da CPLP no norte da Morávia.