República Checa: Autor checo publica livro sobre legado da família portuguesa Silva Tarouca

Publicado em quinta-feira, 07 maio 2015 19:39

O livro "A família portuguesa Silva Tarouca e o seu legado na cultura Checa", da autoria do Professor Pavel Štěpánek, catedrático de História da Arte da Universidade de Palacký, em Olomouc, foi apresentado em Praga, no dia 29 de abril de 2005. A edição desta obra contou com o apoio do Camões, I.P.

O autor investigou a influência desta família portuguesa nas terras checas, durante o Império Austro-húngaro. Um dos membros mais ilustres da família, Manuel Silva Tarouca, viria mesmo a ser mentor da Imperatriz Maria Teresa de Áustria, servindo como conselheiro junto da monarca e tido por esta como "homem inteligente e suprafino de Portugal" chegando a considerá-lo, em carta pessoal, "um amigo que conto entre os mais velhos e os mais queridos; destes já não existe nenhum(...)".

A família Silva Tarouca destacou-se não só pelo seu papel político na Corte imperial, durante o século XVIII, mas também pelo mecenato artístico que sempre desenvolveu, designadamente apoiando a carreira de Josef Mánes, um dos mais destacados pintores do séc. XIX, que viria a viver por largos períodos de tempo na propriedade onde morava a família: o palacete de Čechy pod Kosířem.

Esta obra descreve com detalhe o papel desta família de origem portuguesa e a sua relação com Mánes, os seus atos de mecenato, nomeadamente em relação às artes plásticas, e o património que deixou como legado na Europa Central.