República Checa: Celebração do Centenário de Nascimento de Amália Rodrigues

Publicado em quarta-feira, 02 dezembro 2020 14:23

Com o apoio do Camões - Centro de Língua Portuguesa em Praga, realizam-se nos dias 3 e 4 de dezembro de 2020, em formato digital, os eventos comemorativos do Centenário de Nascimento de Amália Rodrigues.

A programação tem início no dia 3 de dezembro de 2020, pelas 19h00 locais, com uma palestra proferida por Kristýna Borecká sobre alguns dos momentos mais importantes na vida e carreira da fadista e sobre as suas inovadoras influências sobre as convenções do fado. José Riço, um aficionado e conhecedor de fado, junta-se à reflexão invocando a importância da fadista para a cultura portuguesa e do seu legado para as próximas gerações.

No dia 4 de dezembro de 2020, também pelas 19h00, o especialista checo em world music, Petr Dorůžka, apresenta, no programa de rádio Sedmé Nebe da rádio checa Český Rozhlas Vltava, uma sessão dedicada à música portuguesa, com destaque especial para a fadista Amália Rodrigues. Depois da estreia na rádio, o programa estará disponível em formato online. No mesmo dia, o Duo Loucas no Fado, composto pela cantora Kristýna Kuhnová e pela pianista Zdeňka M. Košnarová, apresenta, nas plataformas virtuais do Camões - Centro de Língua Portuguesa em Praga, dois vídeos realizados pela cineasta Klára Trsková, com as canções "Rua do Capelão" e "Barco Negro" de Amália Rodrigues.