República Checa: Cerimónia de entrega do XXVI Prémio Ibero-americano

Publicado em sexta-feira, 04 junho 2021 16:40

Decorreu, no dia 2 de junho de 2021, a cerimónia solene de entrega do XXVI Prémio Ibero-americano na República Checa, iniciativa das Embaixadas Ibero-americanas acreditadas em Praga e sob os auspícios do Ministério da Educação, Juventude e Desporto da República Checa.

Este Prémio pretende chamar a atenção dos estudantes para o conhecimento da realidade ibero-americana, composta por 22 países, mediante trabalhos escritos em português e em espanhol, línguas que se estudam no sistema de ensino checo, sobre temas como arte, ciência, cultura, economia, história, literatura, política e sociedade dos países ibero-americanos.

Concorreram à presente edição 13 estudantes, com trabalhos escritos em língua portuguesa e espanhola.

Jana Kepková, aluna da Universidade Carolina de Praga, foi distinguida com o primeiro lugar com o ensaio “Gotán de Juan Gelman y poesía de Jiří Wolker”.

O segundo prémio foi atribuído a Ludmila Vyčítalová, estudante da Universidade Masaryk de Brno, pelo seu ensaio “Educación en Martín Fierro”.

O terceiro prémio foi atribuído ao trabalho em língua portuguesa “Intertextualidade nos contos fantásticos de Mário de Carvalho” da autoria de Tereza Mori, aluna da Universidade Masaryk de Brno.

Foi concedida uma menção honrosa a Lucia Uhrová, estudante da Universidade Masaryk de Brno, pelo ensaio “El significado y simbolismo del aguacate como planta cultural a través de los tiempos y en diversos entornos culturales: desde la Mesoamérica precolombina hasta la República Checa contemporánea”.

Na presente edição, a Embaixada da Argentina na República Checa assegurou o Secretariado pro tempore.

A cerimónia foi presidida pelo Reitor da Universidade Carolina, Tomáš Zima e contou com a presença do Vice-Ministro da Educação Juventude e Desporto, Václav Velčovský, do Embaixador da República Argentina Roberto Alejandro Salafia e com a presença virtual do Reitor da Universidade de Buenos Aires, Alberto Barbieri.