República Checa: Cerimónia de entrega do XXVIII Prémio Ibero-americano em Praga

Publicado em sexta-feira, 12 maio 2023 11:11

Teve lugar no dia 11 de maio de 2023, a cerimónia solene de entrega do XXVIII Prémio Ibero-americano na República Checa, iniciativa das Embaixadas Ibero-americanas acreditadas em Praga, sob o auspício do Ministério da Educação, Juventude e Desporto da República Checa.

Este Prémio pretende chamar a atenção dos estudantes para o conhecimento da realidade ibero-americana, composta por 22 países, mediante a apresentação de trabalhos escritos em português e em espanhol, línguas que se estudam no sistema de ensino checo, sobre temas como arte, ciência, cultura, economia, história, literatura, política e sociedade dos países ibero-americanos.

Concorreram à presente edição 12 estudantes de seis universidades checas, com trabalhos escritos em língua portuguesa e espanhola.

Veronika Bílková, aluna da Universidade de Ostrava, foi distinguida com o primeiro lugar com o ensaio “Resignificación de elementos precristianos en América Latina y en el territorio checo”.

O segundo prémio foi atribuído a Caissa Enkt, estudante do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Palacký de Olomouc, pelo seu ensaio “A Literatura das Periferias Cariocas”.

O terceiro prémio foi atribuído ao trabalho “100 años de relaciones bilaterales Cooperación económica México República Checa”, da autoria de Silvia Kubalová, estudante da Universidade de Hradec Králové.

Foi concedida uma menção honrosa a Tomáš Herzán, estudante da Universidade Masaryk de Brno, pelo ensaio “Las diferencias entre la relación hacia la comunidad LGBTQI+ en la República Checa y España: situación actual y el contexto histórico moderno”.

Na presente edição, a Embaixada do Chile na República Checa assegurou o Secretariado pro tempore.

A cerimónia foi presidida pela Reitora da Universidade Carolina, Milena Králíčková, e contou com a presença do Diretor-Geral da Secção de Relações Internacionais do Ministério da Educação, Juventude e Desporto, Václav Velčovský, do Embaixador do Chile em Praga, Hernán Bascuñán e com a presença, na condição de convidada de honra, da Diretora de Relações Internacionais da Universidade do Chile, Alicia Salomone.

O evento contou com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Foto: © Gilda Machado