República Checa: Colóquio Internacional “Pensar o passado, compreender o presente, idealizar o futuro”, em Praga

Publicado em sexta-feira, 29 setembro 2017 13:12

Decorreu na Universidade Carolina em Praga, entre os dias 22 e 26 de setembro de 2017, o colóquio internacional “Pensar o passado, compreender o presente, idealizar o futuro”.

Organizado com o objetivo de celebrar os 90 anos do ensino de língua e os 60 anos da criação da filologia portuguesa na universidade, o evento contou com participantes de vários países, na sua grande maioria professores e investigadores ligados à língua portuguesa, e foi aberto pela Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Ana Paula Laborinho, pelo Embaixador Ivan Jančárek, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Checa e pela Diretora do Instituto de Estudos Estratégicos da universidade, Olga Lomová.

Para além da partilha académica e da análise do estado da arte na investigação em áreas como a linguística portuguesa, as literaturas em língua portuguesa e as culturas dos países da CPLP, este encontro teve também objetivos formativos, concretizados, por um lado, através das conferências plenárias proferidas pela Prof.ª Raquel Vaz Pinto, da Universidade Nova de Lisboa, pela Profª Rosa Maria Martelo, da Universidade do Porto, e pelo Prof. Eduardo Almeida Navarro, da Universidade de S. Paulo, e, por outro lado, através dos cursos intensivos de “Poesia Contemporânea em Portugal e no Brasil” e de “Tupi Antigo”, realizados na Faculdade de Letras por iniciativa do departamento de estudos luso-brasileiros.

Integrada no Colóquio, houve ainda uma secção aberta à divulgação de estudos de doutoramento em curso, em diversas universidades parceiras.

Os trabalhos do colóquio contaram com a presença de 30 participantes com comunicação, provenientes de Portugal, Brasil, Alemanha, Hungria, República Checa, Rússia e Bulgária.