República Checa: Ensaio em Português vence XXIV Prémio Ibero-americano

Publicado em sexta-feira, 12 abril 2019 06:07

Decorreu, no dia 10 de abril de 2019, a cerimónia de entrega do 24º Prémio Ibero-americano, sob os auspícios do Ministério da Educação da República Checa e do grupo das Embaixadas Ibero-americanas em Praga. Este Prémio tem como objetivo chamar a atenção para a realidade ibero-americana, através da redação de ensaios académicos elaborados por estudantes de universidades checas sobre arte, ciência, cultura, economia, história, literatura, política e sociedade dos países ibero-americanos.

Concorreram à presente edição 21 estudantes, com trabalhos escritos em língua portuguesa e espanhola.

Eva Trácníčková, aluna de licenciatura em Estudos Portugueses, na Universidade de Masaryk, em Brno, foi distinguida com o primeiro lugar com o ensaio “Quando a alma se torna material ou paralelos entre o espaço e a consciência no romance existencial Para Sempre, de Vergílio Ferreira. ”

No trabalho que desenvolveu, sob tutoria de Silvie Spanková, professora de literatura portuguesa, a aluna analisa, à luz dos estudos de Gaston Bachelard, os paralelos entre o espaço e a consciência do protagonista, concluindo que a casa representa simbolicamente o interior da figura central da narrativa.

O segundo prémio foi atribuído a Anna Nováková, da Universidade Palacký, em Olomouc, pelo seu trabalho “Entre Flandres, España y Bohemia. Guillermo Verdugo, agente de Francisco de Dietrichstein”, e o terceiro prémio foi concedido a Martina Snáselová, da Universidade Checa de Agricultura, em Praga, pelo seu trabalho “Por una tableta de chocolate”. Foram ainda distinguidas, com Menção Honrosa, Dominika Dibalová, da Universidade de Masaryk, em Brno, pelo seu trabalho em português “Os aspetos da feminilidade no romance O Silêncio, de Teolinda Gersão”, e Olga Líbalová, da Universidade Carolina, em Praga, pelo trabalho “El rol de la reforma vareliana en la transformacion de la identidade uruguaya”.

Na presente edição, a Embaixada do México assegurou o Secretariado pro tempore, o qual será assumido, por um ano, pela Embaixada de Portugal, a partir do próximo mês de junho, até à conclusão da 25ª edição.

A cerimónia foi presidida pelo Reitor da Universidade Carolina, Prof. Tomáš Zima e contou com a presença das Vice-Ministras da Educação, Juventude e Desporto Dana Prudíková, e da Cultura, Kateřina Kalistová, que enfatizaram a alta qualidade dos trabalhos apresentados em distintas áreas.

30351 2

30352