República Checa: Ensaio em Português vence XXV Prémio Ibero-americano

Publicado em sexta-feira, 02 outubro 2020 17:25

Decorreu, no passado dia 23 de setembro de 2020, a cerimónia solene de entrega do XXV Prémio Ibero-americano em Praga, iniciativa das Embaixadas Ibero-americanas acreditadas em Praga e sob os auspícios do Ministério da Educação, Juventude e Desporto da República Checa.

Este prémio pretende chamar a atenção dos estudantes para o conhecimento da realidade ibero-americana, composta por 22 países, mediante trabalhos escritos em português e em espanhol, línguas que se estudam no sistema de ensino checo, sobre temas como arte, ciência, cultura, economia, história, literatura, política e sociedade dos países ibero-americanos.

Concorreram à presente edição 18 estudantes, com trabalhos escritos em língua portuguesa e espanhola.

Viktória Polyáková, aluna de mestrado em Estudos Portugueses, na Universidade de Palacký, em Olomouc, foi distinguida com o primeiro lugar com o ensaio “A representação do contexto sociopolítico nos romances Esaú e Jacó e Memorial de Aires de Machado de Assis. ” No trabalho que desenvolveu, sob tutoria da Doutora Zuzana Burianová, professora de literatura luso-brasileira, a aluna analisou de que forma se reflete a situação sociopolítica da época do Segundo Império e dos anos iniciais da República em dois romances da fase realista do escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), nomeadamente em Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908).

O segundo prémio foi atribuído a Karolina Strnadová, da Universidade Carolina, em Olomouc, e Universidade de Masaryk, em Brno, pelo ensiao “Cronótopo en la narración de la novela: la concepción del espacio y tiempo en El beso de la mujer araña”, e o terceiro prémio, também em português, foi concedido a Tereza Marková, da Universidade de Palacký, em Olomouc, pelo trabalho “Censura literária: novas cartas portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa”. Foi ainda distinguida com a Menção Honrosa Tereza Szturcová, da Universidade de Masaryk, em Brno, pelo seu trabalho “El Festival Internacional de Teatro de Manizales y la identidad latinoamericana”.

 A cerimónia foi presidida pelo Reitor da Universidade Carolina, Prof. Doutor Tomáš Zima e contou com a presença da Vice-Ministra da Educação Juventude e Desporto, Dana Prudíková, e com a presença, como convidada de honra, da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, a Prof.ª Doutora Isabel Capeloa Gil.

Na presente edição, o Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal na República Checa asseguraram o Secretariado pro tempore.