República Checa: "Fantasmas: Caminho Longo para Casa" - premiado no Festival Internacional de Cinema Documental de Ji.hlava

Publicado em quinta-feira, 05 novembro 2020 16:06

Com o apoio do Camões, I.P., a XXIV edição do Festival Internacional de Documentários Ji.hlava, um dos mais reconhecidos eventos do filme documental criativo da Europa Central e de Leste, inclui a exibição de três documentários portugueses: "Fantasmas: caminho longo para casa", de Tiago Siopa, na categoria First Lights; "A metamorfose dos pássaros", de Catarina Vasconcelos, na categoria Constellation e "Vitalina Varela", de Pedro Costa, na categoria Special Mention.

O júri do prémio de Melhor Documentário - First Lights, categoria dedicada às primeiras longas-metragens, composto por Petr Borkovec (República Checa), Christopher Small (Reino Unido) e Matej Sotník (Eslováquia), decidiu atribuir o prémio ao filme "Fantasmas: Caminho longo para casa", pelo magnífico estilo cinematográfico” e por “contar histórias espiritualmente enriquecedoras”. O painel de jurados fez referência ao filme como sendo “um épico em pequena escala a sugerir todo um mundo mitológico. Um frágil ensaio sobre uma memória, sobre raízes humanas, e sobre um momento em que a presença está explicitamente relacionada com o futuro e o passado. O filme como um verso livre. Puro cinema”.

O trailer do filme poderá ser visualizado aqui.

O Festival continuará a decorrer, em formato virtual, até ao dia 8 de novembro 2020, na República Checa.

 

Foto: © Primeira Idade