República Checa: Legados Saramaguianos | Afonso Reis Cabral em Praga

Publicado em quarta-feira, 20 abril 2022 10:23

No âmbito das comemorações do centenário de nascimento de José Saramago, o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga promove no dia 26 de abril de 2022, no quadro da parceria celebrada com a Fundação José Saramago, a iniciativa "Legados Saramaguianos" que contará com a presença do escritor português Afonso Reis Cabral, vencedor do Prémio José Saramago em 2019.

Durante a manhã de dia 26 de abril, Afonso Reis Cabral participará num encontro literário na Faculdade de Letras da Universidade Carolina de Praga com os estudantes do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros. Nesta sessão, o escritor apresentará a sua obra no contexto da literatura portuguesa contemporânea, explicando a forma como a obra saramaguiana influenciou a sua escrita e o que sentiu ao receber o Prémio José Saramago.

Ao fim da tarde de dia 26 de abril, o Café Literário Božská Lahvice, acolherá o diálogo literário entre Afonso Reis Cabral, Marie Havliková e Lada Weissová, tradutoras para checo de obras de José Saramago. Nesta sessão moderada por Karolina Valová, responsável pelo Departamento de Português e especialista em literatura portuguesa, far-se-á uma reflexão sobre os legados literários de José Saramago, sobre a influência da obra saramaguiana no percurso profissional dos três intervenientes e sobre as dificuldades e desafios que constituíram a tradução das suas obras para checo.

Alena Růžičková, colaboradora do Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga e uma entusiasta checa da obra de Afonso Reis Cabral, trocará algumas impressões com o escritor português sobre os livros "Leva-me Contigo" e "Pão de açúcar".