República Checa: Prémio de tradução literária

Publicado em quinta-feira, 24 janeiro 2019 13:33

O Camões - Centro de Língua Portuguesa em Praga, o Departamento de Estudos Luso-brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade Carolina e a Sociedade Checa de Língua Portuguesa promovem o IX Prémio de Tradução Literária Hieronymitae Pragenses.

 

O concurso, destinado a jovens tradutores, pressupõe a entrega da tradução para o Checo ou o Eslovaco de uma obra literária em Língua Portuguesa.

O Prémio tem como principal objetivo a divulgação das literaturas da CPLP, estimular o interesse para a prática da tradução literária e ainda apoiar o desenvolvimento de redes de contacto entre os novos tradutores e casas editorias da República Checa e Eslováquia.

Em edições anteriores foram a concurso, entre outros, excertos de obras de Bernardo Honwana, Daniel Galera, Herberto Helder, José Eduardo Agualusa, José Luis Peixoto, José Saramago, Ruben Fonseca e Sophia de Mello Breyner Andresen, avaliados por tradutores e académicos lusitanistas. 

Segundo o Leitor do Camões, I.P. em Praga, Guilherme Figueiredo, “temos conhecimento de vários ex-concorrentes que seguiram o caminho da tradução literária, estando inclusive prevista para este ano a edição checa de A Correspondência de Fradique Mendes, de Eça de Queirós, obra levada a concurso numa das anteriores edições do Prémio”.

Os trabalhos poderão ser entregues até ao dia 31 de março de 2019. Mais informações em www.institutocamoes-praga.cz