Residência Literária “Flipoços - Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil” 2023

Publicado em quarta-feira, 18 janeiro 2023 15:59

O Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, em parceria com o Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Brasília e a Câmara Brasileira do Livro, promove a realização da 3.ª Residência Literária Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil.

A residência literária integra um conjunto de iniciativas de divulgação das literaturas de língua portuguesa no Brasil e destina-se, especificamente, a contribuir para o aprofundamento das relações literárias e culturais entre Portugal e o estado brasileiro de Minas Gerais.  

Esta residência visa, também, contribuir para a divulgação das obras de autores portugueses no mercado brasileiro, a par da experiência que assim se lhes proporciona de contacto com uma realidade cultural brasileira com potencial impacto na sua criação literária.

O projeto propõe, assim, dar continuidade aos intercâmbios culturais e relacionamento entre Portugal e Brasil, através da Literatura que o Flipoços e o CCP em Brasília promovem há mais de uma década, com a presença de autores e autoras portugueses no Festival.

Mesmo durante a pandemia, os intercâmbios culturais não deixaram de acontecer. Em 2021, em formato virtual e de forma inédita, aconteceu a primeira residência com a participação dos autores Teolinda Gersão e Joel Neto. A segunda edição aconteceu em setembro de 2022, com o autor Afonso Reis Cabral.

Para 2023, foi definido pela curadoria do Flipoços em conjunto com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a abertura de uma chamada pública.

As inscrições abrem no dia 20 de janeiro pelo link de inscrição e destina-se a escritores/as de nacionalidade portuguesa, residentes em Portugal, e que tenham pelo menos uma obra editada no Brasil.

A aesidência, de curta duração, decorre de 29 de abril a 7 de maio de 2023, nas datas de realização do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, perfazendo um total de 10 dias na cidade.

Os interessados deverão consultar o site do Flipoços para aceder ao regulamento e formulário de inscrição.

 

Calendário

20 de janeiro a 15 de fevereiro de 2023 – Inscrições

20 de março de 2023 – Anúncio dos resultados

29 de abril a 7 de maio de 2023 – Residência Literária em Poços de Caldas / Minas Gerais