Alemanha: Resultados do questionário “Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro”

Publicado em segunda-feira, 18 junho 2012 08:17

A Coordenação de Ensino Português na Alemanha apresenta, no próximo dia 20 de junho de 2012, na Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris 3), os primeiros resultados do questionário realizado no âmbito do projeto “Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro”, que conta com o apoio do Instituto Camões.

Esta apresentação terá lugar no âmbito do colóquio internacional DILTEC 2012, subordinado ao tema “Línguas, Culturas, Sociedades: Interrogações Didáticas”, em que participam importantes especialistas da Didática de Línguas e da Política Linguística Europeia e decorrerá entre os dias 20 e 22 de junho.

Na comunicação conjunta de Sílvia Melo Pfeifer e de Alexandra Schmidt serão analisadas, numa perspetiva comparativa, as respostas que se referem ao (ensino-aprendizagem do) Português como Língua de Herança (ou de Origem, seguindo a tradição terminológica francesa), nomeadamente as representações sociais das Comunidades Portuguesas na Diáspora, dos Encarregados de Educação, de Professores do Ensino Português no Estrangeiro e dos alunos do Terceiro Ciclo e do Ensino Secundário que frequentam aquela modalidade de ensino.

Esta análise transversal e comparativa dos resultados junto dos diferentes públicos que responderam, de forma voluntária, ao questionário on-line, servirá para focalizar perspetivas didáticas no ensino-aprendizagem do Português no Estrangeiro, partindo das representações mais preponderantes , das motivações e das expectativas de todos os intervenientes. Prevê-se que do cruzamento destas respostas possam sair pistas de intervenção pedagógico-didáticas que possibilitem a construção de percursos e de conteúdos disciplinares melhor adequados à realidade do Ensino Português no Estrangeiro junto das Comunidades Portuguesas.

Relembre-se que já em ocasiões diversas Sílvia Melo Pfeifer e Alexandra Schmidt, Coordenadora e Adjunta de Coordenação do Ensino Português na Alemanha, respetivamente, apresentaram o projeto em causa, designadamente a análise semiótica e linguística das biografias plurilingues das crianças lusodescendentes na Alemanha que frequentam os cursos de Língua e Cultura Portuguesa, obtidas através da recolha de desenhos.