Resultados da Avaliação à Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento

Publicado em quinta-feira, 23 fevereiro 2017 07:42

Uma equipa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) efetuou a avaliação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015 (ENED). A equipa recomenda que se proceda à «atualização da Estratégia, dado o reconhecimento nacional e internacional da sua relevância social, política e educativa».

O relatório da FPCEUP concluiu que a «existência de uma estratégia é politicamente importante considerando os desafios do mundo actual» e observou que «o impacto da ENED nas práticas de Educação para o Desenvolvimento (ED) é reconhecido como positivo».

A ENED tem como objetivo «promover a cidadania global através de processos de aprendizagem e de sensibilização da sociedade portuguesa para as questões do desenvolvimento, num contexto de crescente interdependência». A ENED e o seu Plano de Ação compreendem 4 áreas de atuação: capacitação, diálogo e cooperação institucional; educação formal; educação não formal; sensibilização e influência política.

O relatório final será lançado publicamente muito em breve.