RETFOP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência realizam missões preparatórias a Angola

Publicado em quarta-feira, 14 agosto 2019 11:36

No mês de julho foram realizadas missões a Angola por dois parceiros nacionais no âmbito do projeto RETFOP: o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e a Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

O CCISP será responsável pelo desenho e implementação do programa de formação de professores para o Ensino Técnico Profissional, tendo a presente missão visado a preparação das atividades a desenvolver. A missão integrou o Presidente do CCISP, Pedro Dominguinhos, o Diretor da Escola Agrária de Bragança, Miguel Villas-Boas, o Diretor da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Nuno Nunes e o Coordenador da Escola Superior de Educação de Setúbal, Jorge Pinto, tendo sido realizadas reuniões com as Universidades, os Institutos Superiores de Ciências da Educação e com os Ministérios da Educação e do Ensino Superior de Angola.

A DGEEC dará o apoio técnico para o desenvolvimento de um sistema de informação para o Ensino Técnico e Profissional em Angola, pelo que esta missão fez a avaliação da situação existente, apoiou a definição dos objetivos do novo sistema e identificou as respetivas necessidades. A missão integrou o Chefe da Divisão de Estatísticas do Ensino Básico e Secundário, Joaquim Santos e o técnico superior, Marco Pimenta, tendo consistido na realização de um conjunto de sessões de trabalho com representantes dos serviços angolanos.

O projeto RETFOP (Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola) é financiado pela União Europeia (no âmbito do 11.º Fundo Europeu para o Desenvolvimento, no montante de EUR 24.000.000,00), sendo implementado em codelegação pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Expertise France, ao abrigo de um acordo de delegação celebrado com a União Europeia.

30803 2