RETFOP financia bolsas de estudo para cursos de formação de professores para o ensino técnico-profissional em Angola

Publicado em segunda-feira, 23 dezembro 2019 16:59

Será lançado, no ano académico de 2020, um ambicioso programa de formação de professores para o ensino técnico-profissional, com o apoio do Projeto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional, no quadro da cooperação com a República de Angola.

O RETFOP é um projeto financiado pela União Europeia, com uma dotação global de 22 milhões de euros, e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, tendo como objetivo contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável.

Neste âmbito, foram estabelecidas parcerias com a Universidade Agostinho Neto e a Universidade José Eduardo dos Santos, em conjunto com o ISCED de Luanda e o ISCED do Huambo, com o objetivo de oferecer, já no próximo ano escolar, um total de 11 cursos de formação de professores em diferentes áreas, com um total de 475 vagas, a que podem candidatar-se os diplomados do ensino secundário geral, pedagógico e técnico-profissional.

Os cursos de formação de professores têm uma duração de três anos, conferem o grau de bacharel e habilitam os diplomados para o exercício da função docente no ensino técnico-profissional. Todos os alunos matriculados terão direito a uma bolsa de estudo.

O programa de formação de professores, a desenvolver com o apoio do RETFOP, visa contribuir para suprir as carências existentes no ensino médio técnico e, ao mesmo tempo, contribuir para uma maior capacidade de resposta das instituições de ensino superior angolanas na formação de professores.

Para mais informações:

https://www.facebook.com/retfopangola/

https://europa.eu/capacity4dev/projetoretfop