RETFOP - Programa de Formação de Professores para o Ensino Técnico dá mais um passo

Publicado em quarta-feira, 06 novembro 2019 09:37

Com a elaboração dos Planos de Estudos para 11 cursos em áreas estratégicas, concluiu-se mais uma fase da preparação do programa de formação de professores para o ensino técnico-profissional em Angola, no âmbito do RETFOP.

 

Com o apoio dos Institutos Superiores Politécnicos de Bragança, Coimbra, Leiria e Setúbal, equipas conjuntas de professores das Universidades Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos e dos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda e do Huambo, em Angola, terminaram o processo de elaboração dos Planos de Estudos de 11 cursos de formação de professores: Gestão Agrícola, Produção Agropecuária, Industria Agroalimentar, Construção Civil, Eletrotecnia e Energia, Eletrónica e Automação, Eletrónica e Telecomunicações, Máquinas e Motores, Mecânica do Frio e Climatização, Metalomecânica e Eletromecânica e Manutenção.

Os cursos, cujos planos curriculares serão agora submetidos à aprovação dos respetivos Conselhos Científicos e, posteriormente, do Ministério do Ensino Superior, terão início no próximo ano letivo. Conferindo o grau de bacharel, os cursos serão ministrados sob responsabilidade conjunta das Universidades e ISCED, numa fórmula inédita que permite a outorga conjunta do respetivo grau académico e diplomas no quadro de Acordos de Parceria estabelecidos para o efeito entre as referidas instituições do Ensino Superior.

Esta fase do processo culminou, no dia 30 de outubro de 2019, com a apresentação do respetivo ponto de situação pela Equipa do RETFOP e o Coordenador do Comité de Coordenação Técnica aos Secretários de Estado do Ensino Superior e do Ensino Técnico-Profissional. Estes congratularam-se com o trabalho desenvolvido, reafirmando o seu empenho na concretização, com sucesso, deste ambicioso programa que se propõe formar 450 professores para o ensino técnico-profissional de Angola.

O projeto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objetivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais empregável e produtivo. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projeto tem a duração de cinco anos e abrange as províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.

31161 2