Brasil: Retrospetiva da Obra de João Pedro Rodrigues no Instituto Moreira Sales, no Rio de Janeiro

Publicado em sexta-feira, 24 março 2017 17:53

Em conjunto com o lançamento do filme O Ornitólogo (Portugal, França, Brasil, 2016), no dia 30 de março de 2017, o cinema do Instituto Moreira Sales no Rio de Janeiro será palco da maior retrospetiva da obra de João Pedro Rodrigues (1966) já feita no Brasil, incluindo projeções em 35 mm dos filmes O Fantasma, Parabéns!, Morrer como um homem e Odete, além de curtas-metragens, como China China, Manhã de Santo António e Alvorada Vermelha.

No dia 8 de abril, às 16h30, após a sessão de O Ornitólogo, Kleber Mendonça Filho conversará com o diretor e João Rui Guerra da Mata. A mostra tem parceria da Vitrine Filmes e apoio cultural da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

O Ornitólogo é a quinta longa-metragem de Rodrigues e ganhou o prémio de Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema de Locarno de 2016. O filme, que está a ser lançado no Brasil como parte da Sessão Vitrine Petrobras, conta a história de Fernando (Paul Hamy), um ornitólogo de 40 anos que decide viajar pelo curso de um rio a bordo de um caiaque, em busca de uma rara espécie de cegonhas-pretas. Ele acaba por sofrer um acidente e é socorrido por duas jovens chinesas, que o amarram com medo de que ele as abandone naquele lugar isolado. Fernando consegue fugir e dá início a um caminho sem volta pela floresta.

Outro destaque da mostra é o filme Odete (Portugal, 2005), menção honrosa no Festival de Cannes de 2005. Como grande parte da produção de João Pedro Rodrigues, o filme destaca-se por incidir no tema da homossexualidade e por possuir um estilo acentuadamente melodramático.

Mais informações em: http://ims.com.br/ims/visite/mostra/retrospectiva-joao-pedro-rodrigues

https://www.facebook.com/events/637715093106113/