Coreia do Sul: Retrospetiva sobre Edgar Pêra no Festival de Cinema de Seul

Publicado em terça-feira, 26 agosto 2014 14:25

O realizador português Edgar Pêra vai estar presente na 11ª edição do Festival de Cinema e Vídeo Experimental de Seul (EXis), no âmbito de uma retrospetiva sobre a sua obra apoiada pelo Camões, IP e que surge integrada na programação deste certame, a realizar de 29 de agosto a 4 de setembro de 2014.

Nas salas do Korea Film Archive e do Museum of Modern and Contemporary Art vão ser exibidos 11 filmes seus, dando resposta ao interesse suscitado pelas participações anteriores do cineasta português no Festival Intenacional de Cinema de Busan.

As longas-metragens “A Janela” e “O Barão” serão complementadas por dois programas especiais, dedicados às médias e curtas-metragens do autor, numa escolha representativa do percurso criativo de Edgar Pêra.

Entre as curtas-metragens, destaca-se a primeira exibição na Coreia do Sul de “One way or another (Reflections of a psycho killer)“, filme rodado no ano de 2012, em Busan, e interpretado por um ator coreano.

Nascido em Lisboa em 1960, Edgar Pêra iniciou a sua carreira de realizador em 1988, sendo autor de uma filmografia internacionalmente reconhecida e premiada. No Festival de Seul estará presente em sessões de diálogo com o público nos próximos dias 2 e 3 de setembro, após projeção dos seus filmes.

Mais informações sobre o Festival e a retrospetiva em www.ex-is.org