Reunião com o Diretor do Gabinete de Reconstrução pós Ciclones

Publicado em quinta-feira, 12 setembro 2019 12:00

O Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, reuniu-se ontem, dia 11 de setembro de 2019, em Maputo, com o Diretor do Gabinete de Reconstrução pós Ciclones (GREPOC), Francisco Pereira.

O GREPOC foi criado com o objetivo de garantir a recuperação e reconstrução das zonas mais afetadas pelo ciclone Idai, alargando posteriormente o escopo geográfico para fazer face aos danos do Kenneth. As necessidades de recuperação e reconstrução estão avaliadas em 3.2 mil milhões de dólares, tendo diversas instituições financeiras, agências de cooperação e das Nações Unidas, e a União Europeia sinalizado o seu apoio financeiro para esta resposta.

O Vice-Presidente do Camões partilhou com o GREPOC a existência de instrumentos financeiros e legais da Cooperação Portuguesa que poderão reverter a favor do apoio a Moçambique, com destaque para o recentemente criado Fundo de Apoio à Recuperação e Reconstrução das Regiões Afetadas pelos Ciclones, que alia financiamento do Estado com doações do setor privado.