Reunião de Responsáveis de Cooperação Ibero-Americana, em Madrid

Publicado em quarta-feira, 12 julho 2017 15:30

O Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, participou, entre os dias 5 e 7 de julho de 2017, na Reunião de Responsáveis de Cooperação Ibero-americana, realizada em Madrid.

A reunião teve como principais pontos de agenda: a apresentação do relatório de acompanhamento sobre a implementação do Plano Operacional de 2016; o ponto de situação sobre a implementação do Plano Operacional de 2017; o ponto de situação sobre a implementação dos Programas, Iniciativas e Projetos Adstritos (PIPA) da Cooperação Ibero-Americana-2017; os trabalhos em curso para a definição de novos PIPA; e o estado de desenvolvimento do Plano Estratégico de Visibilidade da Cooperação Ibero-Americana (PEVCI).

Uma das sessões de trabalho foi ainda dedicada à discussão em curso sobre a adaptação da cooperação Iberoamericana à Agenda 2030 sobre o Desenvolvimento Sustentável e o contributo destes atores para a prossecução dos ODS.

Portugal participa em 8 Programas de Cooperação Ibero-Americanos (IBERMEDIA, IBERARQUIVOS, IBERMUSEUS, RADI, CYTED, PROPRIEDADE INDUSTRIAL, Programa Ibero-Americano para o Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul e Triangular, Programa Ibero-Americano para a Juventude).

A próxima reunião de Responsáveis de Cooperação terá lugar em Antígua (Guatemala), nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017, por ocasião do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da Ibero-Americana.

Para mais informações sobre a cooperação ibero-americana: http://segib.org/pt-br/cooperacao-ibero-americana/