Reunião do Comité Estratégico do Fundo Fiduciário Europeu para a Colômbia

Publicado em quinta-feira, 22 novembro 2018 11:22

O Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, participou, no dia 21 de novembro de 2018, na terceira reunião do Comité Estratégico do Fundo Fiduciário Europeu para a Colômbia, que teve lugar em Bogotá e que foi presidida pelo Diretor-Geral para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia, Stefano Manservisi.

 

Esta reunião tinha por objetivos principais a apresentação das prioridades do novo governo colombiano nas áreas de desenvolvimento económico e reincorporação (áreas de intervenção do referido instrumento financeiro), bem como promover um debate sobre o futuro do Fundo. A Comissão Europeia anunciou o reforço do Fundo com 20 milhões de Euros e cabe destacar a entrada do Chile como contribuinte, a primeira de um país não membro da UE.

O Fundo foi criado em dezembro de 2016 e reúne contribuições de 19 Estados Membros e da U.E, ascendendo a cerca de 95 milhões de euros. Este instrumento financeiro destina-se a apoiar a estratégia colombiana para o pós-conflito, sobretudo no âmbito do desenvolvimento rural integral com enfoque territorial, sendo Portugal um dos seus membros fundadores.

No âmbito deste mecanismo, a Cooperação Portuguesa está a implementar atualmente o projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá”, através do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), em parceria com a ONGD Colombiana, Red Adelco. Realça-se que este foi o primeiro projeto a iniciar no contexto do Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia.

20331 1

20331 2