Reunião do Comité Estratégico do Fundo Fiduciário Europeu Para a Colômbia, em Bogotá

Publicado em segunda-feira, 30 outubro 2017 16:09

O Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, participou, no dia 10 de outubro de 2017, na segunda reunião do Comité Estratégico do Fundo Fiduciário Europeu (FFE) para a Colômbia, que teve lugar em Bogotá e que foi presidida pelo Diretor-Geral para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia, Stefano Manservisi.

Esta reunião - que contou com a participação do Ministro para o Pós-Conflito, Rafael Pardo e outras autoridades colombianas - tinha como objetivo principal a discussão, por parte dos Estados Membros, da alteração da estratégia do Fundo Fiduciário Europeu para a Paz na Colômbia.

O Fundo foi criado em dezembro de 2016 e reúne contribuições de 19 Estados Membros e da U.E, ascendendo a cerca de 95 milhões de euros. Este instrumento financeiro destina-se a apoiar a estratégia colombiana para o pós-conflito, sobretudo no âmbito do desenvolvimento rural integral com enfoque territorial.

Realça-se que, no âmbito deste mecanismo, foi já decidido o apoio ao projeto “Territórios Caquetenhos Sustentáveis para a Paz: Uma Aposta na Construção, Desenvolvimento, Paz e Cultura da Legalidade do Caquetá da Colômbia", o primeiro da Cooperação Portuguesa na Colômbia, que será implementado pelo Instituto Marques de Valle Flôr (IMVF), em parceria com a ONGD Colombiana, Red Adelco.

Este projeto irá apoiar a criação de atividades agrícolas geradoras de rendimento em zonas rurais da Colômbia afetadas pelo conflito e narcotráfico, com vista a melhorar as condições de vida das populações e a consolidação da paz nesta região. O financiamento europeu será complementado por contribuições nacionais, incluindo por parte do setor privado português presente na Colômbia.

Portugal é membro fundador do Fundo, tendo assumido em 2016 uma contribuição financeira de 200 mil euros.