Reunião do Grupo de Trabalho de Ajuda Humanitária da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

Publicado em sexta-feira, 25 junho 2021 11:26

Decorreu a 16 e 17 de junho de 2021, em Bruxelas, a última reunião do Grupo de Trabalho de Ajuda Humanitária e Ajuda Alimentar (COHAFA) do Conselho da União Europeia, sob a égide da Presidência Portuguesa. 

A equipa do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que preside este Grupo, assegurou a liderança dos trabalhos durante o semestre que está prestes a terminar. Nesta reunião, a Presidência realizou um balanço do semestre e apresentou os principais resultados alcançados neste Grupo de Trabalho, tendo depois passado a pasta à Eslovénia, que assegurará a Presidência do Conselho da União Europeia no segundo semestre de 2021.

Dos resultados atingidos durante este semestre, destaca-se a adoção, pelo Conselho da União Europeia, a 20 de maio de 2021, das Conclusões sobre a Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a Ação humanitária da UE: novos desafios, os mesmos princípios.

Estas Conclusões do Conselho passam assim a ser as diretrizes da resposta da União Europeia e dos seus Estados-Membros às crises humanitárias e emergências causadas por conflitos e desastres naturais, e revestem-se de especial relevância no atual contexto de agravamento sem precedentes das necessidades humanitárias das populações à escala global, mas também da redução do espaço humanitário e da diminuição de recursos para resposta humanitária, agravados pela pandemia COVID-19.