Reunião entre o Presidente do Camões, I.P. e o Reitor da Universidade de Hanói

Publicado em sexta-feira, 30 setembro 2022 14:16

No dia 27 de setembro de 2022, o Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., João Ribeiro de Almeida, e o Reitor da Universidade de Hanói (Vietname), Nguyen Van Trao, reuniram-se na sede do instituto, em Lisboa, para discutirem a cooperação entre as duas instituições.

Durante este encontro, as instituições reconheceram a importância da cooperação entre ambas, justificada pelo crescente número de alunos a frequentar cursos de língua portuguesa na Universidade de Hanói, e na consolidação do estatuto da língua portuguesa na instituição (estatuto de língua de graduação da Licenciatura em Português, com a componente de língua de tradução / interpretação).

O Reitor da Universidade de Hanói agradeceu o apoio do Camões, I.P., frisando a importância da sua manutenção para a consolidação e crescimento dos estudos nas áreas da língua e cultura portuguesas e das culturas lusófonas, naquela universidade.

Atendendo ao assinalável crescimento na procura de cursos de língua e cultura portuguesas, não só na Universidade de Hanói, mas também noutras na região, foi solicitado o apoio do Camões, I.P. no sentido de se iniciarem as diligências necessárias para a criação de um Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE), na Universidade de Hanói, passando esta a concentrar a aplicação deste tipo de exames, tendo o Presidente do Camões, I.P. manifestado o seu apoio à pretensão da Universidade de Hanói, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento dos contactos necessários junto do CAPLE da Universidade de Lisboa, para esse efeito.