Reunião Internacional sobre Cooperação Triangular

Publicado em sexta-feira, 18 outubro 2019 17:31

Encerrou no dia 18 de outubro de 2019 a V Reunião Internacional sobre Cooperação Triangular, coorganizada pelo Camões, I.P. e a OCDE, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.

Estiveram presentes em Lisboa cerca de 150 representantes de 67 países, 12 Organizações Internacionais e 23 organizações da sociedade civil, setor privado, filantropia, investigação e academia, envolvidos em Cooperação Triangular.

O objetivo de dar um contributo relevante para a implementação do Plano de Ação de Buenos Aires (PABA+40) foi plenamente atingido.

O potencial desta modalidade de cooperação resultou inequívoco para os participantes, em particular naquilo em que pode acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; pela apropriação efetiva que representa para todos os detentores de interesse; pela qualidade das parcerias que proporciona; pela sua flexibilidade mas, sobretudo, pelo foco nos resultados que verdadeiramente importam para as pessoas.

As reuniões "triangulares" que o Camões I.P. coorganiza com a OCDE, em Portugal, têm representado, ao longo dos últimos anos, um contributo fundamental para a partilha de conhecimento entre diferentes atores de desenvolvimento e para avanços significativos desta importante agenda internacional.